[VÍDEO] DEV Talks #9 - UX Design e Tecnologia pelos olhos da Nina. Vem conhecer!

[VÍDEO] DEV Talks #9 - UX Design e Tecnologia pelos olhos da Nina. Vem conhecer!

Mais um episódio de DEV Talks foi ao ar e a convidada da vez foi a Karina Tronkos (também conhecida como Nina), UX Designer na Accenture, uma empresa de consultoria. Além disso, a Karina é fundadora da Nina Talks, um projeto que incentiva pessoas (especialmente mulheres)  a iniciarem a carreira na área de tecnologia e Design.

Como unir Design e Tecnologia?

A Nina veio de uma família de programadores, então ela tinha muito contato com tecnologia. Foi desde esta época que a paixão por tecnologia surgiu e ela se via falando que queria trabalhar com tecnologia.

Apesar de cogitar várias áreas, a maior dúvida de todas era se deveria fazer faculdade de design ou de tecnologia. A Nina daquela época achava que design estava muito relacionado a design gráfico e, como não achou algo relacionado a design de produtos digitais, escolheu cursar Engenharia da Computação, um curso mais generalista do que ela buscava.

Quando ela estava no segundo período, um amigo comentou sobre um programa da Apple. A Nina não sabia na época, mas foi nesse momento que o universo de UX Design entrou na vida dela.

Programa Apple Developer Academy

O Apple Developer Academy é um programa da Apple focado em pesquisa e desenvolvimento aberto a estudantes de tecnologia de diversas universidades do Brasil. Com duração de dois anos, o programa tem como objetivo capacitar o aprendizado para criação de apps e jogos focados nas plataformas Apple.

A Nina entrou no projeto para aprender desenvolvimento IOS, mas acabou aprendendo  sobre vários assuntos também: design, marketing, carreira.... Foi durante esse período que ela teve contato com o universo de UX e, logo após o término, já se sentiu confiante o bastante para aplicar para um estágio focado em UX. Ela diz que, por meio deste programa, ela teve abertura para estudar mais sobre Design e tecnologia, acelerou a carreira dela neste universo e teve uma espécie de intercâmbio.

Afinal, o que faz um UX Designer?

User Experience (em português, experiência do usuário) é uma área corporativa responsável por mapear e construir produtos digitais. Esta área estuda a forma como os usuários interagem com o produto ou serviço de uma empresa, assim como os canais utilizados durante a jornada de compra.

Um dev precisa conhecer sobre princípios de UX Design?

É importante que os desenvolvedores entendam que é preciso ter um time de UX Design para olhar para coisas específicas no desenvolvimento de um produto bom e funcional. Por trás de um produto bem feito e bem codado, existe o trabalho de um UX Designer para garantir que ele está funcional, bem posicionado e bem apresentado.

“Se a gente quer construir um produto incrível que vai se destacar no mercado,  temos que ter um cuidado muito grande com a experiência [do usuário] da mesma forma que temos que ter um cuidado muito grande com a parte de tecnologia”

E um designer precisa aprender programação?

A pergunta de milhões de reais. A Nina diz que não acha ser preciso, mas ter esse conhecimento em programação ajuda MUITO o trabalho de um UX Designer. Para quem está começando, o ideal é aprender muito sobre o segmento que você atua ou deseja atuar e depois, quando se sentir seguro na área de atuação,  é interessante expandir os estudos para áreas correlacionadas.

Você vai saber muito mais na prática como funciona o trabalho de um desenvolvedor, como funciona para tal aplicação funcionar, o que é necessário para tal projeto acontecer… são várias oportunidades de conhecimento. Quanto mais houver intersecção de conhecimento entre as áreas (Design e Programação), melhor.

Nina Talks

Quando começou a estudar sobre UX Design, a Nina percebeu que havia uma falta de conteúdo em portugues disponível na internet. Além disso, ela não encontrava muitas influências falando sobre o assunto (muito menos mulheres na área). Foi durante um bate papo com os amigos sobre isso que um deles perguntou “porque você não começa então?” e, apesar da timidez e da insegurança, ela decidiu pensar sobre a ideia e colocar em prática, criando a “Nina Talks”.

A Nina Talks é uma comunidade que reúne mais de 100 mil entusiastas e apaixonados por design e tecnologia. A Nina criou a comunidade com objetivo de atrair e incentivar pessoas, principalmente mulheres, a desenvolver uma carreira na área tech e de design.

Conheça a comunidade aqui.

Quer saber mais sobre o que aconteceu nesse episódio? Confira a entrevista completa no vídeo abaixo, a 9ª edição do DEV Talks, publicado no canal da Revelo Community no Youtube.