UX com sotaques (cada vez mais) nordestinos

UX com sotaques (cada vez mais) nordestinos

Olá, pessoas! Eu sou a Nataly, mas todo mundo me chama de Nat. Sou Content Designer OPS na Revelo e recentemente tive o prazer de participar do 'UX com Sotaques Nordestinos', promovido pela CESAR School. Pra quem não conhece, esse evento super potente reúne gente de todo o Brasil, online e gratuitamente, para falar sobre UX com perspectivas (e sotaques) bem nordestinos.

Participar desse tipo de evento é sempre muito especial pra mim. Como vocês devem supor, eu sou nordestina. Maranhense, para ser mais exata. Minha história não é muito diferente da história de muitas outras pessoas que, como eu, tiveram que sair de seus estados para buscar crescimento profissional.

Quem trabalha com tecnologia e comunicação no Brasil sabe bem que as melhores oportunidades de emprego costumam se concentrar na região sul e sudeste do país. Por conta dessa concentração, milhões de pessoas nordestinas e nortistas saem de suas regiões. E, claro, pessoas que têm melhores condições financeiras saem na frente, pois não é barato bancar uma mudança de vida nessas proporções.

Durante as talks do evento, a Érika Neves, mulher cearense, UX Writer na Stone, falou exatamente sobre esse êxodo e como ele também ocorre dentro do próprio estado. Ela mesma teve que sair do Cariri para ir estudar na capital, Fortaleza. E toda a sua trajetória, de muita luta, é claro, foi impactada pela possibilidade de estar no lugar certo, na hora certa. Eu e Érika tivemos sorte e oportunidades. Nem todas as pessoas podem contar com o mesmo.

A boa notícia é que isso está mudando. A migração para o trabalho remoto somada à crescente realização de cursos, eventos e palestras online vêm democratizando o acesso às oportunidades e estreitando as relações entre profissionais de lugares distantes entre si. E esse ganho é enorme, também, para a comunidade, para as empresas, para o crescimento de áreas de atuação que antes só contavam, ou reconheciam, profissionais de determinados lugares. O jogo começa a virar.

Puxando um pouco pra minha área, o Design, é incrível poder ter mais pessoas, com vivências e histórias diferentes, desenhando experiências consequentemente mais plurais. Hoje, um time remoto conta com integrantes de todo o país. Na Revelo mesmo a gente tem pessoas de todo o Brasil (e de muitos lugares do mundo!), e sempre é muito gratificante esbarrar nos canais de slack e eventos da empresa com colegas de trabalho que, como eu, vêm de outras regiões do país. É bom fazer parte desse momento de transição.

Tenho certeza que o UX com Sotaques Nordestinos vai só crescer. Ano que vem provavelmente vamos ter mais uma edição (talvez até antes). E esse crescimento de pessoas interessadas é um reflexo direto dessa nossa era cada vez mais digital. Viva o trabalho remoto, viva as trocas de conhecimento e, claro, viva o nordeste.

Ah, e se você quiser assistir tudo o que aconteceu nesse evento incrível, com muitas falas sobre UX Writing e UX Research, é só dar o play nos links abaixo: