O que os devs fazem em seu tempo livre?

O que os devs fazem em seu tempo livre?

Alguns desenvolvedores vão se perguntar: "Tempo livre? Ha! isso é uma piada?".

E não. É um assunto para fazer previsões.

A maioria dos desenvolvedores é propensa a desenvolver a Síndrome de Estresse Crônico no Trabalho, também conhecida como Síndrome de Burnout do Desenvolvedor.

Olhe para estes sintomas e pense se você sofre de algum:

  • Alienação: sentimento de frustração em relação ao trabalho.
  • Sinais físicos: dores de cabeça, problemas estomacais ou intestinais sem motivo aparente.
  • Exaustão: pouca energia, zero incentivo para agir com suas responsabilidades diárias, mesmo que sejam um tanto rotineiras e com pouco esforço.
  • Produtividade baixa: Percebe-se que o progresso no trabalho é cada vez menor, e isso também se reflete em casa.
  • Deriva da mente: Baixa concentração e pouca criatividade.


Nem tudo é trabalho na vida


Os desenvolvedores de software têm o privilégio de trabalhar com a tecnologia mais recente para criar produtos inovadores. Mas isso não significa que eles não possam ter tempo livre para se divertir.

Trabalho e descanso são as duas faces da mesma moeda: um não existe sem o outro. Para aprimorar o primeiro, você deve fortalecer o segundo. Uma lei da vida que você deve aprender jovem.

Participar de competições de videogame, assistir a série como Devs (do diretor Alex Garland), correr ou passar tempo com amigos e familiares são atividades perfeitas para relaxar a mente.

Lembre-se de que todos nós fomos projetados para fazer pausas repousantes. É assim que funciona esse corpo biológico (incluindo a ponte de comando, ou seja, a mente) e é melhor ouvi-lo a tempo.

Muitos aproveitam o tempo livre para aprender novas habilidades ou criar projetos pessoais. Funciona, especialmente quando o fazemos por prazer.


Lazer como fonte de energia


Saber que o lazer é tão necessário quanto o tempo que dedicamos ao trabalho, faz diferença na hora de pensar no seu bem-estar, na sua energia e clareza mental para ser mais criativo e produtivo.

O ponto central dos hobbies é que eles servem para recarregar as energias, ajudar a desenvolver o pensamento lateral, fortalecer as relações com os entes queridos, oxigenar a cabeça e, a longo prazo, aumentar a produtividade.

Por isso, praticar atividades que gostamos e complementamos é ótimo para nos sentirmos bem durante a semana.

Cada pessoa é única e diferente, então não é justo generalizar sobre os supostos hobbies “favoritos” de um desenvolvedor, reiterando o velho clichê de seu gosto por videogames e pizza.

Quanto tempo temos na semana?


Vejamos uma hipótese de sua época aplicável a outras profissões.

Há 168 horas em uma semana. Se subtrairmos as 40 horas que trabalhamos mais os 90 minutos de viagem por dia, restam 118 horas. Então subtraímos 8 horas por dia para dormir e mais 90 minutos por dia para comer, temos 51 horas restantes.

Portanto, se os desenvolvedores concluírem uma semana de trabalho padrão, eles devem ter mais de 50 horas de tempo livre. Claro, isso é dividido entre antes e depois do trabalho, o que pode fazer com que pareça muito menos tempo.

Se você tem família, encontrar tempo livre para seus interesses pode parecer um desafio difícil. No entanto, reservar um tempo para si mesmo durante uma semana movimentada é benéfico para sua saúde mental e física.


Vamos ver os hobbies favoritos


A maioria dos desenvolvedores tem uma variedade de interesses, incluindo escrever, ler, cozinhar, malhar e programar novos projetos pessoais.

Se você é um desenvolvedor, não se pressione para gastar todo o seu tempo livre programando. Saia e explore outras coisas que possam lhe interessar.


Escrever


Um hábito terapêutico. Se existe um conceito técnico ou teórico que você não conhece muito, a melhor forma de entendê-lo é escrevendo. Você aprende muito na fase de pesquisa e redação, por isso tem o efeito libertador de torná-lo um desenvolvedor melhor.

Jogos de tabuleiro


Seja Catan, Risk o Dungeons and Dragons, os jogos de tabuleiro são infinitamente mais pessoais do que os jogos de console e uma ótima maneira de conversar com os amigos. Jogos de tabuleiro mais complexos atraem engenheiros de software porque eles adoram um desafio e resolvem grandes problemas.

Cozinhar


Cozinhar não é apenas um ótimo hobby se você deseja se manter saudável, mas também economiza muito dinheiro. Para pensadores lógicos como desenvolvedores, cozinhar permite que você se concentre em uma pequena tarefa de cada vez e junte tudo para trabalhar em um sabor especial e procurado, quase como um código secreto.

Leitura


A melhor coisa sobre os livros é que há algo para todos. Quer se trate de fantasia, ficção, biografias ou história mundial, você sempre encontrará algo que vale a pena ler.

Os desenvolvedores gostam de detalhes e é provavelmente por isso que os livros têm um apelo tão amplo. Os filmes deixam de lado os detalhes e nada melhor do que apreciar o material de origem, de mãos dadas com seu autor.

A leitura também é um ótimo recurso para melhorar suas habilidades de desenvolvimento. Você não apenas aprende algo novo, mas também está lá para referência futura.

Exercícios


É uma ótima maneira de limpar sua mente depois de um dia agitado olhando linhas de código. Às vezes basta pisar descalço na grama ou na areia para se sentir recarregado.

Sair também tem o benefício adicional de reduzir a probabilidade de precisar de óculos.

Muitas vezes, as pessoas que não gostam de exercícios simplesmente não encontraram a variedade específica de que gostam. Alguns adoram correr, outros a academia, ioga ou aulas em grupo.

Praticar esportes e fazer exercícios também demonstraram ser ótimos para a saúde mental. O efeito geral é uma dose de positividade adicionada ao seu dia.


Música

Não é necessário ser um especialista para apreciar a música. Basta ligar suas faixas favoritas, sentar e deixar-se levar. A música é ótima para desencadear memórias ou emoções e é uma maneira perfeita de passar o tempo livre.

Você também pode misturar e combinar música com outros hobbies. Seja malhando, cozinhando, lendo ou até mesmo programando, sempre há uma música para se adequar ao seu humor. Não há nada melhor do que entrar no ritmo ao codificar e ter sua lista de reprodução favorita em segundo plano.


Tempo para a família


Depois de muitas horas de trabalho, as atividades mais simples são as que trazem mais recompensas. Compartilhar o tempo com seus entes queridos é sempre uma boa maneira de passar o tempo livre.

Os desenvolvedores também tendem a trabalhar horas extras, de modo que o tempo é ainda mais precioso. Trabalhar em casa tem sido uma benção para muitos programadores de negócios que procuram ganhar algum tempo extra com suas famílias.

Jogos


A maioria dos desenvolvedores tem menos de 30 anos, o que se alinha quase perfeitamente com a maioria dos grupos demográficos de jogos. 57% dos jogadores têm menos de 35 anos e 55% são homens; ele combina perfeitamente com a demografia da engenharia de software.


Comunicação


Tente cercar-se de uma comunidade para falar sobre essas questões. Antecipar síndromes de burnout envolve falar sobre isso com seus colegas, amigos e familiares. O trabalho remoto não é desculpa para evitar reuniões físicas frequentes, ligações eficientes, refeições com amigos ou retiros com outros membros de sua equipe.

Ouça os sinais e conheça muito bem os dois lados da moeda: trabalho e lazer.

Espero que este guia ajude você a encontrar um equilíbrio saudável no seu dia a dia. Até logo!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.