Guia inicial de Java

Guia inicial de Java

Olá caros leitores, aqui estou novamente! Sempre trago muito conhecimento técnico e, dessa vez, trouxe o conteúdo que você precisa para começar a programar com a linguagem Java!

Primeiramente, o que é Java?

Bem, Java é tanto uma linguagem orientada a objetos desenvolvida pela Sun Microsystems em 1991 quanto uma plataforma que apoia essa linguagem com várias APIs e softwares no intuito de facilitar o desenvolvimento de aplicações.

Na época de seu desenvolvimento, a ideia era de melhorar a portabilidade de sistemas, programando uma vez só. Assim, essa linguagem utiliza-se de atualizações de pacotes chamadas JDK que possui ferramentas e configurações próprias em cada pacote que são instaladas em seu computador para o desenvolvimento do software.

Dentro do programa existem as classes, os atributos e métodos que utilizam essas atualizações chamadas de JDK.

Para animá-lo/a sobre este guia de uma das linguagens mais utilizadas no mundo, trago aqui 12 principais pontos positivos desta linguagem.

12 pontos positivos em usar Java

  1. Orientado a Objetos – Em Java, tudo é um objeto e, portanto, pode ser facilmente estendido.
  2. Independente de plataforma – Ao contrário de muitas outras linguagens de programação, quando o Java é compilado, ele não é compilado em uma máquina específica, mas sim em um código de byte independente de plataforma. Esse código de byte é distribuído pela web e interpretado pela Máquina Virtual (JVM) em qualquer plataforma em que está sendo executado.
  3. Simples – Java é projetado para ser fácil de aprender e se você entende o conceito básico de POO (Programação Orientada a Objetos), é relativamente fácil de se dominar.
  4. Seguro − Ela permite desenvolver sistemas livres de vírus e praticamente invioláveis.
  5. Neutro de arquitetura – O compilador Java gera um formato de arquivo de objeto de arquitetura neutra tornando o código compilado executável em muitos processadores.
  6. Portátil − Ser neutro em arquitetura e não ter aspectos dependentes de implementação da especificação torna o Java portátil.
  7. Robusto – Java faz um esforço para eliminar situações propensas a erros, enfatizando principalmente a verificação de erros em tempo de compilação e a verificação em tempo de execução.
  8. Multithreaded – Com o recurso multithread do Java é possível escrever programas que podem executar muitas tarefas simultaneamente.
  9. Interpretado – O código de byte Java é traduzido dinamicamente para instruções de máquina nativas e não é armazenado em nenhum lugar.
  10. Alto desempenho – Com o uso de compiladores Just-In-Time, o Java possibilita muita celeridade na execução.
  11. Distribuído – Java é projetado para o ambiente distribuído da internet.
  12. Dinâmico – Java é considerado dinâmico, pois foi projetado para se adaptar a um ambiente em evolução. Os programas Java podem transportar uma grande quantidade de informações em tempo de execução que podem ser usadas para verificar e resolver acessos a objetos em tempo de execução.

Bônus: Java é uma linguagem em alta em se tratando de contratação e remuneração.

Agora que você já tem um panorama de quão interessante é essa linguagem e também das possibilidades que ela te abre, vamos começar!

Configurando o ambiente

Primeiramente, você precisará realizar o download do JAVA SE de acordo com seu sistema operacional por este link. Após instalar o Java em sua máquina, será necessário configurar as variáveis de ambiente também de acordo com seu sistema operacional, vejamos:

Windows


- Clique com o botão direito do mouse em Meu computador e selecione Propriedades.

- Clique no botão Variáveis ​​de ambiente na guia Avançado.

- Agora, altere a variável Path para que ela também contenha o caminho para o executável Java. Exemplo, se o caminho estiver atualmente definido como C:\WINDOWS\SYSTEM32, altere seu caminho para C:\WINDOWS\SYSTEM32;c:\Program Files\java\jdk\bin.

Linux

- A variável de ambiente PATH deve ser definida para apontar para onde os binários Java foram instalados. Consulte a documentação do shell, se tiver problemas para fazer isso.

Exemplo: se você usar o bash como seu shell, adicione a seguinte linha ao final do seu .bashrc: export PATH = /path/to/java:$PATH.

Você também precisará dos seguintes softwares:

- Sistema operacional Linux 7.1+ ou Windows XP//7/8+.

- Java JDK 8+.

- Bloco de notas da Microsoft ou qualquer outro editor de texto.

- Editor Java: Eclipse ou IntelliJ IDEA.

Sintaxe Básica

O que seria a sintaxe da linguagem Java?

Em resumo, ela não é nada mais que o componente do sistema linguístico que estrutura o código, e sobre a sintaxe básica aplicada na linguagem Java, os pontos principais de atenção são:

  • Sensibilidade a maiúsculas e minúsculas – A linguagem Java diferencia maiúsculas de minúsculas, o que significa que o identificador “Hello” e “hello” teriam significados diferentes em Java.
  • Nomes de Classes - Para todos os nomes de classes, a primeira letra deve estar em Maiúsculas. Exemplo: class MyFirstJavaClass.
  • Nomes de Métodos - Todos os nomes de métodos devem começar com uma letra minúscula e a primeira letra de cada palavra interna deverá estar em caixa alta. Exemplo: public void myMethodName().
  • Nome do arquivo de programa - O nome do arquivo de programa deve corresponder exatamente ao nome da classe. Exemplo: MyFirstJavaProgram.java.
  • Public static void main(String args[]) − O processamento do programa Java começa a partir do método main() que é uma parte obrigatória de todo programa Java.

Objeto e Classes

O que são Objetos e Classes nessa linguagem?

Podemos dizer que Objetos são caracterizados como atributos e métodos.  Os atributos seriam as propriedades do objeto (Exemplo: idade, peso, cor, etc...) e os métodos são ações que o objeto pode fazer (Exemplo: pular, correr...).

Uma classe representa um substantivo.

Basicamente, é um projeto a partir do qual objetos individuais são criados que pode conter qualquer um dos seguintes tipos de variáveis:

  • Variáveis ​​locais − As variáveis ​​definidas dentro de métodos, construtores ou blocos são chamadas de variáveis ​​locais.
  • Variáveis ​​de instância − As variáveis ​​de instância são variáveis ​​dentro de uma classe, mas fora de qualquer método.
  • Variáveis ​​de classe − Variáveis ​​de classe são variáveis ​​declaradas dentro de uma classe, fora de qualquer método, com a palavra-chave static.

Construtores

Um construtor serve para inicializar um objeto quando ele é criado. Ele tem o mesmo nome de sua classe e é sintaticamente semelhante a um método. No entanto, os construtores não têm tipo de retorno explícito.

Exemplo:

Tipos de dados aceitos

Existem oito tipos de dados suportados pela linguagem Java, são eles:

  • Byte: O tipo de dados byte é um inteiro de complemento de dois de 8 bits com sinal.
  • Short: O tipo de dados short é um inteiro de complemento com sinal de 16 bits.
  • Int: O tipo de dados Integer geralmente é usado como o tipo de dados padrão para valores integrais, a menos que haja uma preocupação com a memória.
  • Long: O tipo de dados longo é um inteiro de complemento com sinal de 64 bits e é usado quando um intervalo maior que int é necessário.
  • Float: é usado principalmente para economizar memória em grandes matrizes de números de ponto flutuante.
  • Double: Este tipo de dados é geralmente usado como o tipo de dados padrão para valores decimais, geralmente a escolha padrão.
  • Boleano:  Este tipo de dados é usado para sinalizadores simples que rastreiam condições verdadeiras/falsas.
  • Char: O tipo de dados Char é usado para armazenar qualquer caractere.

Operadores básicos

A linguagem Java fornece um rico conjunto de operadores para manipular variáveis, sendo divididos nos seguintes grupos:

  • Operadores Aritméticos: São aqueles usados ​​em expressões matemáticas da mesma forma que são usados ​​em álgebra, sendo eles: + (Adição), - (Subtração), * (Multiplicação), / (Divisão), % (Módulo), ++ (Incremento) e -- (Decremento).
  • Operadores Relacionais: São utilizados para comparar valores, sendo que o resultado de uma expressão relacional é um valor booleano. São eles: == (igual a), != (diferente de), > (maior que), < (menor que), >= (maior ou igual a) e <= (menor ou igual a).
  • Operadores “bit a bit”: Também são utilizados para comparar valores, mas de forma binária. São eles: & (bit a bit e), | (bit a bit ou), ^ (XOR bit a bit), ~ (elogio bit a bit), << (deslocamento à esquerda), >> (deslocamento à direita) e >>> (preencher zero deslocamento à direita).
  • Operadores Lógicos: Como o próprio nome diz, são aqueles derivados de expressões lógicas, sendo eles: && (lógico e), || (lógico ou) e ! (lógico não).
  • Operadores de Atribuição e Diversos: São outros menos comuns, utilizados para atribuir valor, equivalência e as vezes como ternário.

Métodos

Um método Java nada mais é que uma coleção de instruções que são agrupadas para executar uma operação utilizando tudo que explicado até agora como a sintaxe, os parâmetros, tipos de dados e também uma operação. Por exemplo: Ao chamar o comando System.out. println() o sistema realmente executa várias instruções para exibir uma mensagem no console.

Exemplo:

Exceções

Embora o nome literal seja “eventos excepcionais”, na linguagem Java elas podem ser consideradas como os problemas que surgem durante a execução de um programa, devendo sempre ser tratadas.

Uma exceção pode ocorrer por vários motivos diferentes. A seguir estão alguns cenários em que ocorre uma exceção.

  • Um usuário inseriu um dado inválido.
  • Um arquivo que precisa ser aberto não pode ser encontrado.
  • Uma conexão de rede foi perdida no meio das comunicações ou a JVM ficou sem memória.

Exemplo

Se você compilar e executar o programa acima, receberá a seguinte exceção:

Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 5

at Exceptions.Unchecked_Demo.main(Unchecked_Demo.java:8)

Basicamente, a exceção ocorreu, pois foi pedido um elemento que não está no código, já que na matriz acima só foi declarado até o 5º elemento (0,1,2,3,4) e o pedido realizado foi do 6º elemento (é inexistente).

💡
Dica: Lembre-se que algumas dessas exceções são causadas por erro do usuário, outras por erro do programador e outras por recursos físicos que falharam de alguma maneira.

Assim encerro o tema de hoje. Você conferiu um guia inicial sobre uma das linguagens mais famosas do mercado: a linguagem Java.

E aí, já havia desenvolvido algo com Java antes? Já conhecia a linguagem? Conte-me nos comentários do post. Aqui no blog você verá mais conteúdos relacionados sobre desenvolvimento de várias linguagens e outras tecnologias “exóticas” escritos por mim.

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.