Ferramentas trendy no Python

Ferramentas trendy no Python

Python é atualmente considerada uma das linguagens de programação mais populares no mundo da computação. As características de simplicidade da sintaxe, tipagem dinâmica e facilidade de iteração fazem do Python uma linguagem bastante acessível para diferentes níveis de conhecimento, sem abrir mão de recursos avançados para grandes projetos.

Dentro das principais aplicações do Python na indústria, está justamente o desenvolvimento web, e mais especificamente, o desenvolvimento backend. Porém, apesar da simplicidade da linguagem e da versatilidade da biblioteca padrão, desenvolver um web service do zero ainda é uma tarefa bastante complexa e requer amplo conhecimento da própria linguagem e dos protocolos de comunicação entre web services, como o be HTTP. É por isso que, para desenvolver um serviço ou aplicativo da Web, muitas vezes são usados ​​frameworks específicos de desenvolvimento da Web disponíveis como projetos de código aberto.

Uma estrutura da Web é um conjunto de ferramentas, recursos e padrões de arquitetura que permitem o desenvolvimento ágil de aplicativos e serviços da Web. A diferença entre um framework e uma biblioteca é que, geralmente, o framework inclui uma forma ou estrutura básica que o projeto deve seguir para aproveitá-lo ao máximo. Uma biblioteca fornece apenas funções e interfaces para realizar determinadas tarefas, não exige ou sugere ao desenvolvedor uma forma de estruturar o projeto. Neste artigo, compartilho os 5 frameworks web para desenvolver aplicativos modernos com Python.

Como são esses frameworks?


Os frameworks a seguir apresentam um potencial muito interessante para desenvolver uma aplicação web com todas as funcionalidades necessárias hoje, algumas delas por serem ferramentas bastante consolidadas no desenvolvimento web com Python, com uma série de projetos implantados em produção e uma comunidade ampla e madura. Outros se destacam pelo uso crescente em diferentes tipos de projetos, como o desenvolvimento de microsserviços e o uso de programação assíncrona para melhorar o desempenho.

Todos eles se caracterizam por serem excelentes pontos de partida para a construção de serviços web robustos de forma ágil, aproveitando as funcionalidades da linguagem de programação Python em um mercado crescente e ávido por soluções inovadoras.

Django

Django  é, sem dúvida, um dos frameworks web Python mais populares e amplamente usados ​​atualmente. É também um dos mais maduros, tendo seu primeiro lançamento em 2005.

O Django é baseado no padrão MVT (Model-View-Template) que permite separar a lógica de acesso a dados (Models) da lógica de negócios (Views) e a apresentação e exibição de dados (Templates). É caracterizado por sua excelente integração com bancos de dados relacionais populares por meio de seu ORM (Django ORM) e pela quantidade de documentação e excelente comunidade que suporta o framework.

Também é conhecido por ser um framework fullstack, permitindo o desenvolvimento de todo o fluxo de um web service em um mesmo projeto através de seu template engine.

Flask


Embora o Django se caracterize por ser um framework bastante completo, o Flask, por sua vez, se caracteriza por ser leve e mínimo. O Flask também é um dos frameworks mais populares devido à sua simplicidade de uso e ao número de extensões, plugins e addons desenvolvidos pela comunidade.

Flask também possui um grande tour e extensa documentação e suporte da comunidade. O Flask é geralmente utilizado em projetos nos quais são necessárias aplicações bastante específicas e leves, como o desenvolvimento de microsserviços ou APIs REST. No entanto, o Flask também permite o uso de templates através do Jinja2, portanto pode ser considerado um framework fullstack.

Tornado

Tornado é um framework Python assíncrono que oferece excelente desempenho em projetos com um grande número de conexões simultâneas. Tornado é normalmente usado para projetos que requerem websockets de alto tráfego ou serviços que mantêm muitas conexões abertas simultaneamente.

Uma das características mais marcantes desse framework é que ele aproveita ao máximo o paradigma de execução assíncrona do Python por meio do módulo assíncrono. Isso torna os serviços criados com o Tornado extremamente leves e eficientes em hardware com recursos limitados.

Starlette


Starlette é uma estrutura leve baseada em ASGI para desenvolver serviços da Web assíncronos com Python. O Starlette possui várias ferramentas integradas, como suporte a websockets, tarefas em segundo plano, sessões e cookies, entre outras. Esta estrutura é caracterizada por fornecer uma maneira eficiente e simples de desenvolver serviços da Web, aproveitando a abordagem de execução assíncrona com asyncio.

Starlette é bastante modular e flexível na utilização de seus componentes em conjunto ou isoladamente. O suporte Asyncio permite que o Starlette se integre a qualquer biblioteca ou ferramenta de terceiros que use essa abordagem de programação. Starlette é uma excelente escolha para o desenvolvimento de microsserviços.

FastAPI

Finalmente, é difícil falar sobre frameworks web Python sem mencionar FastAPI .

O FastAPI é relativamente novo (2018), mas nos últimos anos ganhou bastante popularidade alcançando mais de 50 mil estrelas no GitHub. O FastAPI é baseado no Starlette, por isso tem todos os seus recursos, mas, além disso, inclui uma integração com pydantic, que permite adicionar funções avançadas de validação de dados e geração automática de documentação por meio do padrão OpenAPI.

Outra característica importante do FastAPI é a excelente documentação que o projeto possui, tornando o processo de aprendizado uma experiência indolor. O FastAPI é voltado principalmente para o desenvolvimento de APIs e microsserviços REST altamente eficientes e leves, o que o torna uma excelente opção para projetos e aplicações que são implantados em containers, conhecidos como cloud-native.

Conclusão


Os frameworks descritos são excelentes opções para desenvolvimento de web services, pois cada um possui características especiais e opções que os diferenciam.

A escolha do framework correto depende das características específicas do projeto, mas a vantagem é que todos eles são implementados de forma linguagem extremamente fácil de entender, usar e com uma ampla comunidade como Python.

⚠️
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.