Dinâmica ágil: o que cada membro pensa

Dinâmica ágil: o que cada membro pensa

Neste artigo você descobrirá ideias para fortalecer equipes ágeis (Agile), onde poderão destacar os pensamentos de cada membro.

Aqui abordaremos duas ramificações entre dinâmica conceitual e motivacional, que podem ser trabalhadas em ferramentas como Power Point, Miro ou qualquer outra de sua preferência.


Dinâmicas conceituais


Se referem àquelas que buscam explicar conceitos ou cunhar termos sobre frameworks. Neste caso, abordaremos a agilidade.

Fábrica de barcos


É uma atividade cujo objetivo é que os participantes consigam realizar ciclos iterativos utilizando frameworks ágeis ou Agile para que realizem planejamento, estimativa, entrega com valor e melhoria contínua.

O moderador da atividade deve dar especial ênfase ao facto de estar focado na observação do comportamento da equipa iteração a iteração, com especial importância no diálogo com o cliente e na definição do acabado. Também deve refletir como a equipe faz suas estimativas e melhorias de processo que aumentam o desempenho do processo.

A ideia do jogo é que os membros da equipe construam o máximo de naves digitais a partir de formas e elementos do aplicativo atual que atendam a determinados critérios de satisfação.

Ejemplo construido a base de formas disponibles en power point
Figura 1. Exemplo construído com base em formulários disponíveis em Power Point.


Instruções

  • Para começar, são criadas equipas e apresentados os critérios de aceitação para dar a Definição de feito de um barco.
  • Critérios de aceitação do barco.
  • Você deve ter o número de série escrito na lateral da obra.
  • Deve ter âncora.
  • Deve ter vela.
  • Uma vez explicados os critérios de aceitação, é dado espaço para que a equipe construa um protótipo e identifique o tempo que levaria para completá-lo para atender à definição de pronto.
  • Primeira iteração: é aberto espaço para que as equipes comentem a quantidade de barcos que se comprometem a construir.
  • Cinco minutos são dados para realizar os barcos acordados com o cliente.
    Ao final do tempo, é verificado quantos atendem à definição de fato (pode variar de 5 a 15 minutos, dependendo do número de participantes). Aqui o facilitador verifica se os barcos atendem a todos os critérios de satisfação.
    Eles são contados e escritos em uma caixa para cada equipe.
  • A equipe tem 2 minutos para analisar seus resultados e ver propostas para melhorar o processo.
  • Segunda iteração: O mesmo procedimento é executado como na primeira iteração (opcional, aguçar os critérios de aceitação).
  • Terceira iteração: O mesmo procedimento é executado como na primeira iteração.

No exercício, os participantes aprenderão a construir um produto de forma iterativa e incremental, aplicando certos componentes do desenvolvimento ágil, como estimativa, execução e melhoria contínua.


Formato de pontuação

Iteración

Equipo

Estimación

Real

Mejoras:

1

1

n

n

Repartir actividades

1

2

n

n

Realizar consultas extra

1

3

n

n



Notas

  • Na primeira iteração, na maioria das vezes os barcos não atendem à definição de pronto, pois as equipes não fazem perguntas sobre como o cliente deseja o barco, portanto, na maioria das vezes, nenhuma das equipes ganha pontos.
  • Nas iterações seguintes, as equipes fazem perguntas sobre como o navio é desejado. Recomendo adicionar aos critérios de aceitação ideias mais específicas, como as janelas serem redondas, adicionar hélices, cor do barco, material e assim por diante.
  • A ideia é que nas últimas iterações as equipes assimilem o conceito e gerem resultados.

Dinâmicas motivacionais


Refere-se a dinâmicas que buscam empatizar, motivar e conectar melhor os pensamentos dos membros da equipe.


O dom da alegria


É uma dinâmica simples que busca promover um clima de confiança pessoal, valorização das pessoas e incentivo positivo no grupo.


Instruções

  • Crie uma caixa para cada participante e coloque seu nome.
  • Faça uma breve apresentação: Muitas vezes damos mais valor a um pequeno presente do que a um grande. Na experiência que se segue daremos um presente de alegria a cada membro da equipe.
  • O facilitador convida todos a escreverem uma mensagem deste tipo nas caixas de todos os seus colegas.
  • O facilitador deve apresentar sugestões com as quais tenta motivar a todos. Por exemplo, algo concreto: "Gosto de como você ri quando..." ou "Gosto da sua atitude quando...".
  • Certifique-se de que cada um envie uma mensagem positiva a todos, mesmo que alguém não o conheça a fundo. Em cada pessoa há algo positivo.
  • A escrita de mensagens entre os membros dura aproximadamente 15 minutos (dependendo do tamanho da equipe).
  • Quando todos lerem suas mensagens, você terá uma rodada de reações.
Figura 2. Exemplos de tabelas com post-it digital.

Essas dinâmicas ágeis são valiosas para ajudar no seu dia-a-dia tecnológico, alcançando equipes mais fortes e unidas que garantem o sucesso.

Até logo!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.