Como fazer boas apresentações?

Como fazer boas apresentações?

Atualmente, há uma grande necessidade de pessoas desenvolvedoras prepararem apresentações sobre elas ou principalmente sobre projetos que ajudaram a desenvolver. Com isso, separei algumas dicas sobre o assunto e vamos discutir um pouco sobre elas!

Quem é você?

Antes de preparar a sua apresentação, tente escrever ou gravar um áudio resumindo quem é você. Principalmente do seu lado pessoal, gostos, atividades, habilidades, soft skills,etc (focando menos na parte puramente técnica).

O objetivo deste resumo é para você ter uma ideia melhor do que pode mostrar na sua apresentação. Muitas vezes, uma apresentação puramente técnica pode ser muito rasa quando as pessoas estão te conhecendo, então apresentar um pouco sobre ti pode ser algo muito bom.

Qual é o objetivo e a influência do seu projeto?

Além de escrever um pouco sobre ti, também é importante descrever o seu projeto, o que você quer apresentar dele, o objetivo e a influência deste.

O objetivo de todas essas anotações é entender melhor como você pode começar a apresentar esse projeto. Seria melhor começar descrevendo o projeto ou mostrando o funcionamento na prática? Seria melhor mostrar o seu projeto por dentro ou apenas de forma superficial para deixar as pessoas explorarem depois da sua apresentação?

Todas essas perguntas são muito importantes para guiar a sua apresentação e as informações que você irá colocar nela. Além de servir como inspiração, vendo a real importância e influência do seu projeto.

Para qual público você irá apresentar?

Outro ponto muito importante é definir o público alvo que irá assistir a sua apresentação. Serão pessoas desenvolvedoras, pessoas que sabem um pouco de desenvolvimento, ou pessoas de outras áreas?

Conseguindo definir o seu público alvo, você vai conseguir escolher e separar as informações que serão realmente necessárias para esse público, e criar uma história com essas informações, para usar na sua apresentação.

Imagine que, para uma pessoa de marketing, não seria útil saber que o front-end do seu projeto foi feito com React e Redux, e o back-end com Ktor e Kafka, porque essa pessoa não conhece essas tecnologias. Mas para essa pessoa, você pode apresentar  sobre a influência desse projeto e formas que ele pode influenciar a vida das pessoas.

Essa mudança de foco na apresentação pode facilitar a compreensão do projeto por parte dessa pessoa de marketing e esse mesmo princípio se aplica a qualquer público alvo que pode assistir a sua apresentação.

Caso você não conheça diretamente quais serão as pessoas que vão assistir a sua apresentação, você pode descrever uma personalidade que representa as pessoas que você acha que vão assistir, com dados como idade, gostos, atividades, área profissional, etc.

Um exemplo disso pode ser:

Pessoas de 20 a 30 anos, que trabalham com marketing, e que querem ser apresentadas à uma nova plataforma que será lançada ou utilizada pela empresa que trabalham, buscando criar formas de divulgar e engajar essa plataforma com as pessoas usuárias dela.

Mesmo que isso possa parecer bobo, na verdade é uma técnica que se chama Persona e é muito utilizada no marketing para definir públicos alvos de campanhas, mas que também pode ser usada para apresentações.

Por último, antes de começar a montar a sua apresentação, pense na forma que você deseja apresentar ela. Você vai precisar de slides ou só vai falar? Você vai mostrar algo na prática, como um live coding? No fim, você deseja que as pessoas façam algo depois da sua apresentação, como acessar o seu projeto, e eventualmente utilizar ele?

Todas essas perguntas podem te ajudar a montar a sua apresentação da melhor forma para cumprir o objetivo dela, tanto em relação a história que você irá contar nela, quanto na forma, como só uma apresentação falada, ou algo mais visual.

O que é Live Coding?

Live Coding é uma forma de apresentação onde você programa em alguma parte da apresentação, mostrando na prática como utilizar um recurso do seu projeto, ou até mesmo desenvolver ele ao vivo.

Live Coding hoje em dia também tem muita associação com lives ao vivo, onde pessoas desenvolvem um projeto ao vivo, mostrando cada etapa do projeto, conversando com as pessoas que estão assistindo, e até discutindo pontos técnicos sobre.

Dicas para apresentações com slides

Caso a sua apresentação tenha slides, evite que os slides tenham muito texto. Porque com uma grande quantidade de texto em cada slide, o foco da apresentação é direcionado totalmente aos slides, e não à sua fala. Então busque usar os slides mais como uma forma de ilustrar a sua apresentação.

Uma outra dica, é descrever os seus slides para pessoas que tenham deficiências visuais, e podem perder parte do conteúdo pela falta de descrição. Principalmente se a imagem for algo importante, ou útil para uma analogia que você está fazendo na sua apresentação.

E por último, caso precise inserir um bloco de código na sua palestra, uma recomendação de site para gerar essa imagem é o Carbon. O Carbon é um gerador de imagens de código, podendo mudar a linguagem, tema, e estilização.

Antes e depois da apresentação

Antes de apresentar, é bom treinar algumas vezes, tanto individualmente, quanto com outras pessoas, para verificar se a sua apresentação está cumprindo o objetivo dela e não está estourando o tempo. No dia, tente não ficar ansioso(a). Se divirta antes e faça algo que te faça bem para que na hora da apresentação você tenha menos medo ou tensão e consiga apresentar de uma forma mais calma.

E se mesmo fazendo essas coisas você continue tenso(a) e preocupado(a), tudo bem. Acontece! Faça a sua apresentação da maneira que conseguir e ganhe experiência com isso para as próximas. Esse é o caminho da evolução.

É legal criar alguma forma para as pessoas enviarem feedbacks da sua apresentação, especialmente se você puder criar alguma forma anônima, como um formulário. A função desses feedbacks é melhorá-la e poder usá-la como base, adaptando caso o público alvo seja diferente, mas usando essa mesma base.

Durante a apresentação

Primeiramente, no começo da apresentação se lembre de se auto descrever, então descreva a sua cor de pele, cabelo, cor dos olhos, roupas, características marcantes e o ambiente que está sendo mostrado na câmera.

Além disso, durante a apresentação se lembre de ler o chat da reunião. Às vezes podem ter comentários  que complementam o assunto ou perguntas que você pode já responder no momento. Claro, perguntas e comentários que não sejam tão longos ou profundos porque a intenção de ler essas interações é tornar as pessoas que estão assistindo a apresentação parte dela também.

Conclusão

Nesse artigo te mostrei algumas dicas para criar apresentações de projetos seus, para empresas, clientes, colegas de trabalho, etc.

Muito obrigada por ler ❤️🏳️‍⚧️ Me segue nas redes: @lissatransborda