Break Into Tech: como migrei para a tecnologia

Break Into Tech: como migrei para a tecnologia

Depois de mais de uma década de empreendedorismo e trabalho freelance, decidi voltar ao mundo corporativo, mas além disso, escolhi um objetivo: focar em tecnologia. Mergulhe e invada a tecnologia.

E tudo começou com um Tik Tok…

Sim, no tik tok. Um dias desses, assisti alguns vídeos sem procurar por nada específico. Apareceu um da Charlotte Chaze falando sobre sua experiência e crescimento no mundo tecnológico com Análise de Dados. O depoimento dela me impactou porque ela não só mencionou 3 pontos que me interessam como trabalhar em casa (remota), melhores salários e oportunidades de crescimento, mas depois de ouvi-la eu disse a mim mesma: você também pode!

Já procurava migrar para uma área corporativa e tinha clareza sobre trabalhar numa área que gostava e onde me via no futuro, mas também onde parte do caminho já tinha sido concluído, ou seja, onde alguns dos habilidades necessárias foram desenvolvidas. Estas são as minhas motivações e desejos. Sei que não são os dos outros, mas têm relação com os meus objetivos profissionais.

Análise de Dados

Ouvindo-a falar sobre Análise de Dados percebi que seria possível, principalmente por causa das minhas habilidades. Ser bilíngue, ter pensamento crítico e resolução de problemas, curiosidade, capacidade de comunicação, colaboração e trabalho em equipe, pesquisa, pensamento estratégico e minha afinidade por tecnologia e programação me tornaram um bom candidato para esse tipo de trabalho.

Resolvi pesquisar mais e encontrei menções a SCRUM, Agile e Project Management, entre outros, mas para Análise de Dados os programas iniciais mais citados foram SQL, Tableau, Excel e Python, que me chamaram a atenção. Esclareço que eles não são os únicos e se aprendi algo nesses últimos meses é que cada um desenvolve seu estilo e programas estrela, além do fato de que cada empresa utiliza determinadas ferramentas e é preciso se adaptar. Independentemente do exposto, aprender os 3 primeiros, acima de tudo, te dá muita vantagem, então eu estava disposta e ansiosa para alcançar meu objetivo.

Uma vez comprometido com o treinamento, o próximo passo era descobrir onde. Atualmente, existem várias opções em diversos idiomas. No meu caso, não precisei pensar muito porque Charlotte (Chaze) oferece um curso gratuito e um curso pago, ambos em inglês. Fiz primeiro o curso gratuito e depois me inscrevi no pago porque existe uma comunidade no Discord, sendo este último um fator decisivo porque queria uma comunidade de colegas estudando a mesma coisa, com quem pudesse compartilhar experiências e aprender por trás as cenas para procurar trabalho na área.

Por outro lado, minha assinatura mensal do Maven Analytics (também em inglês) me dá diferentes caminhos para Análise de Dados com foco em Business Intelligence, área na qual já tenho experiência trabalhando há alguns anos, em Pesquisa de Mercado elaborando questionários, coletando dados, analisando, apresentando recomendações aos clientes e sugerindo estratégias com os resultados.

Acabei de iniciar esse novo caminho e o que aprendi até agora é um novo mundo de gerenciamento e análise de dados. Além disso, neste tempo, consegui compartilhar com pessoas de diferentes idades e partes do mundo, que têm expectativas semelhantes e diferentes para o BIT do que as minhas.

Estou muito emocionada! Como latina, imigrante, mãe e mulher de 40 e poucos anos se reinventando, hoje me dou a oportunidade de transformar minha vida e a de minha família seguindo um novo sonho. Você vai me acompanhar nesta aventura?

🛑
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo. A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia