Aspas simples e duplas no Python

Aspas simples e duplas no Python

Bom dia, boa tarde, Boa noite!

Aqui estamos novamente para falar um pouco sobre essa nossa tão amada linguagem de programação: o Python. Já falamos um pouco sobre os primeiros passos dentro do Python, caso não saiba ainda como fazer a instalação e sobre o básico dessa linguagem talvez seja interessante dar uma conferida lá.

Mas, vamos lá. Vamos falar hoje sobre aspas simples e duplas ou single vs double quotes. Você vai aprender o que são, para que cada uma delas é usada e em quais situações elas podem ser aplicadas. Vamos direto ao ponto!

Aspas simples (Single quotes)

Para que são usadas as aspas simples?

Não temos uma regra muito especifica para uso de aspas simples. Normalmente, a utilizamos quando vamos escrever strings pequenas e curtas, como literais ou identificadores de string, mas a questão de não termos uma regra para seu uso é exatamente essa: não existe um limite de caracteres predefinidos para o que está contido dentro das aspas simples.

Vamos ver alguns exemplos:

Como é possível perceber, não temos uma quantidade específica de caracteres que podemos usar aspas simples.

“Posso usar aspas simples em qualquer situação?”

Ok, mas se não existe regra para utilizar as aspas simples porque não usamos sempre?

Temos alguns problemas com o uso das aspas simples principalmente quando utilizamos strings em inglês. Na língua inglesa existem muitas palavras que fazem uso das aspas simples na sua constituição como por exemplo We’re, I’ve, Who’re, Can’t, entre várias outras palavras, mas qual o grande problema disso?

Vamos ver um exemplo no Python para ficar mais claro.

Nesse caso, podemos ver que o Python identificou um problema com a palavra We’re uma vez que o uso de aspas simples no meio da palavra indica para o Python como se tivesse finalizado a string, então tudo que está depois das aspas da palavra não será considerado como parte da string. Então, para que isso possa ser contornado existem 3 possibilidades:

  1. A primeira seria evitar o uso de aspas simples em palavras principalmente em inglês;
  2. A segunda seria “escapar uma string” que veremos a seguir; e
  3. A última seria o simples uso de aspas duplas que também comentaremos mais à frente.

Escapando uma string em Python

Como eu havia comentado, logo acima é possível realizar um escape de uma string, mas como que isso funciona exatamente? Em Python podemos utilizar do sinal \ de barra invertida para escapar de que o programa interprete o uso da apostrofe como aspas simples.

Nesse caso nossa string será mostrada impressa normalmente sem acarretar em nenhum erro relacionada ao uso da apostrofe. Porém, ainda assim, temos um problema, a barra invertida é muito utilizada em Python para indicar caminhos nas pastas do computador.

Vamos dar uma olhada em um exemplo:

Agora aqui no próximo, podemos ver que o uso da barra invertida não resolveu nosso problema. Mas calma! Nesse caso, temos duas saídas: a primeira seria usando uma string bruta para isso basta escrever “r” antes da primeira aspa, a segunda maneira seria o uso da dupla barra invertida.

Vejamos os exemplos abaixo:

Nesse caso teremos o print normal da nossa string, sem acarretar nenhum problema no prompt de comando do Python.

Aspas duplas (Double quotes)

Pronto, já vimos o uso das aspas simples e como contornar alguns problemas causados por elas, agora vamos falar sobre aspas duplas. Como já falamos anteriormente, um dos usos das aspas duplas é exatamente para contornar o problema de aspas simples quando temos uma palavra que possui apostrofe, mas vamos melhorar um pouco o conceito de uso das aspas duplas.

O uso de aspas duplas é recomendado quando queremos digitar mensagens de linguagem natural, ou seja, para mensagens de uso comum principalmente quando escrever na língua inglesa, outro uso para interpolação de strings, ou seja, uma string dentro de outra e o terceiro uso seria no caso de existir apostrofe nas palavras.

Assim como no caso das aspas simples, as aspas duplas também não possuem uma regra de quantidade de caracteres que podem ser escritos nela, mas nesse caso é mais comum de utilizarmos as aspas duplas.

Vamos ver alguns exemplos de uso das aspas duplas para ficar mais claro.

Lembre-se de que uma vez usando aspas duplas você não pode usar aspas duplas dentro da string se não irá ocorrer o mesmo erro que nas aspas simples, assim como no exemplo abaixo.

Nesse caso podemos substituir as aspas duplas mais externas por aspas simples.

Aqui podemos ver que usando aspas simples na parte externa podemos utilizar as aspas duplas para citar algo dentro da string.

Qual eu devo usar? Aspas simples ou duplas?

Certo. Já vimos as diferenças entre aspas simples e aspas duplas, porém você deve estar se perguntando: se tanto faz o uso de uma ou outra porque existem as duas e porque eu deveria usar uma ao invés da outra?

Então vamos lá no próximo capítulo vou resumir tudo e falar sobre recomendação da PEP8 que é um documento que estabelece boas práticas da linguagem Python para termos uma padronização internacional.

Conclusão e o uso segundo PEP8

Resumindo, você pode usar ambos em todos os casos, mas aspas duplas são mais usadas com texto e strings mais longas. Não há ninguém proibindo você de usar aspas simples em todos os lugares, mas você terá que ter mais cuidado, pois aspas simples são mais sensíveis a caracteres específicos.

Existem algumas recomendações oficiais dos criadores do Python, então vamos analisá-las a seguir.

O PEP 8 é um documento escrito em 2001 que fornece diretrizes e práticas recomendadas sobre como escrever código Python, seu intuito é melhorar a legibilidade e a consistência dos códigos escritos em Python.

PEP significa Python Enhancement Proposal ou Proposta de Melhoria Python, existindo várias versões dele. Nesse sentido, de acordo com o PEP8, ele não faz uma regra específica, mas sim uma recomendação sobre o uso de aspas simples ou duplas - escolha uma regra e cumpra-a. Quando uma string estiver entre aspas simples, use aspas duplas dentro dela para evitar barras invertidas. Quando uma string estiver entre aspas duplas, use aspas simples dentro dela para evitar barras invertidas.

Por hoje é isso, espero que tenha ficado mais claro o uso de cada tipo de aspas, como havíamos conversado, não existe regra especifica, o mais importante é você escolher uma regra para sua linha de programação e sempre seguir com ela tentando evitar ao máximo o uso de barra invertida.

E aí, já sabia tranquilamente diferenciar o uso das aspas simples e aspas duplas no Python? O que achou do artigo?

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.