Armazenamento de dados…no Youtube?

Armazenamento de dados…no Youtube?

Se você está sem espaço no seu computador, a solução pode estar no lugar onde você assiste seus vídeos. Apenas tenha em mente que nem tudo é perfeito (te diremos o por quê)

Escutar o nome “YouTube” remete automaticamente em músicas favoritas, influenciadores ou tutoriais para milhares de situações. Mas isso é tudo que pode ser oferecido aos desenvolvedores? Não. A plataforma também pode ser um drive infinito para guardar dados. Mas como?

Graças ao YouTubeDrive, um pacote de Mathematica/Wolfram, é possível converter dados em vídeos simples de RGB e vice-versa para publicar-los ou baixá-los do Youtube. É um processo relativamente simples que pode ser feito com qualquer tipo de informação.

Para fazer, é preciso seguir os passos abaixo:

1- Baixe os programas que dão vida ao YouTube: FFmpeg, youtube-upload e youtube-dl. Depois, será preciso configurar o YouTubeDrive com seus locais de instalação.

2- Escolha um vídeo aleatório no formato .mp4 (test.mp4, por exemplo) e execute youtube-upload --title="Test Video" test.mp4. Siga as instruções para criar um token OAuth para sua conta do YouTube que você usará para enviar seus dados para o YouTubeDrive.

3- Baixe e abra YouTubeDrive.wl (você pode baixá-lo no GitHub)

4- Nas linhas 75 a 77, digite a localização dos executáveis ​​do FFmpeg, youtube-upload e youtube-dl. Certifique-se de usar as sequências adequadas.

  • 75 | FFmpegExecutablePath = "FFMPEG_PATH_HERE";
  • 76 | YouTubeUploadExecutablePath = "YOUTUBE-UPLOAD_PATH_HERE";
  • 77 | YouTubeDLExecutablePath = "YOUTUBE-DL_PATH_HERE";

Depois de fazer as correções acima, abra o YouTubeDrive.wl com o Mathematica. Encontre o menu Arquivo ⇨ Instalar… (ou menu Arquivo ⇨ Instalar…) e selecione estas opções:

  • Tipo de item a instalar: Pacote
  • Fonte: YouTubeDrive.wl
  • Nome da instalação: YouTubeDrive (sem o sufixo .wl).

Quando terminar, selecione suas preferências de usuário e clique em OK.

Bom, mas nem tanto

A possibilidade de ter o YouTube como um drive para armazenar dados parece uma maravilha para qualquer Dev, mas é preciso ter cuidado. Sim, o YouTube não estabelece limites para o número de vídeos que enviamos ou sua duração, o que nos dá uma capacidade infinita de enviar o que quisermos.

O detalhe é que este tipo de armazenamento é, digamos, leeeento. Além disso, o YoutubeDrive está em fase de teste e incompleto e isso pode expor as informações ou usuários aos riscos de phishing ou similares. Deixamos em suas mãos a decisão. Conta pra gente depois.