26 Conselhos sobre trabalho e carreira que eu gostaria de ter recebido

26 Conselhos sobre trabalho e carreira que eu gostaria de ter recebido

Trabalhar na maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos na América Latina me faz pensar todos os dias sobre o que precisamos melhorar para que as pessoas tenham melhores oportunidades de emprego, trabalho e carreira.

E me faz refletir de vez em quando sobre os meus próprios passos na minha trajetória. Já são 17 anos fazendo o que eu faço, mas vejo que muitas questões ainda são as mesmas para muita gente, principalmente no mercado de tecnologia. Generalismo x especialidade técnica, desenvolvimento individual, mudança rápida de títulos e escopo de funções, balanço entre trabalho e vida pessoal, saúde psicológica, entre muitas outras coisas.

Sem a presunção de querer escrever algo definitivo sobre esses temas — ou mesmo relevante para todos - resolvi colocar aqui alguns tópicos que são recorrentes em conversas com pessoas do mercado, sejam colegas, pessoas do meu time ou para quem dou ou já dei mentoria. São afirmações simples e diretas mas que me ajudaram bastante lá no meu começo de carreira. E, pensando bem, me ajudam até hoje. Vamos a elas.

#1. Nunca é sobre emprego — é sempre sobre carreira*.

#2. Não subestime fazer pequenas coisas pela sua carreira. Se feitas com frequência e carinho, elas terão bastante impacto no futuro. É importante tentar estar sempre em movimento.

#3. Escolher deliberadamente descansar ou desconectar — e não cair de cansaço ou burnout — também é se movimentar.

#4. Não existe uma única definição de trabalho perfeito. Você precisa encontrar a sua.

#5. Progressões de carreira raramente são lineares — de verdade. Esteja ciente de que às vezes vai parecer caótico, principalmente se você tiver aprendendo algo novo. Mas não significa que você está indo mal. Siga em frente.

#6. Muitas vezes a chave para o seu crescimento será escolher o que não fazer. Sejam as reuniões que você vai declinar, os projetos que você não vai topar ou os convites de emprego que você não vai aceitar.

#7. Procure entender onde você está na sua trajetória, mas use a régua certa.

#8. Confiança é responsável por pelo menos 50% do seu sucesso. Às vezes você não precisa aprender mais, só precisa confiar mais no que você já sabe.

#9. Leia livros que são resultados de trabalhos acadêmicos. Lembre-se que todo livro (ou artigo) quer vender — ou refutar — uma ideia. Nem todos eles têm o objetivo de te ajudar.

#10. Algumas coisas podem acontecer mais rápido na sua carreira, se você quiser e trabalhar para isso. Outras vão demorar muito (muito mesmo) mais do que você espera. Aprenda quais são esses momentos para não desistir de algo na hora errada — ou insistir em algo que nunca virá.

#11. Não tenha medo de se posicionar. Isso vai ser importante em algum momento da sua carreira — provavelmente quando alguém valorizar um posicionamento que você tinha e já não tem mais porque cedeu.

#12. Não perca tempo tentando adaptar seu jeito ao que você acha que o ambiente ou a cultura da empresa diz que você precisa ser/fazer

#13. Não fique em empresas que não possuem valores parecidos com os seus.

#14. Não fique em empresas nas quais as pessoas que trabalham lá não têm valores parecidos com os seus.

#15. Estamos num momento em que as oportunidades não estão mais concentradas nos lugares de sempre. Você pode trabalhar remotamente, pra quem quiser, de onde quiser**.

#16. Você vai precisar de outras pessoas ao longo do caminho, mas nem todos serão bons ou generosos com você. Deixe eles pra trás, sem medo. E mantenha laços com quem te faz bem.

#17. Nem sempre as pessoas irão te falar a verdade. Às vezes elas mentem pois querem poupar os seus sentimentos.

#18. Elos fracos podem ser seus maiores benfeitores, em momentos que você nem imagina.

#19. Tente nunca recusar um 1:1. Principalmente se for com alguém que você ainda não conhece.

#20. Não se deixe levar por casos de sucesso — dificilmente eles são contados com a honestidade necessária pra te ajudar com algo.

#21. Busque boas mentoras e mentores ou boas mentorias.

#22. Lembre-se sempre de que provavelmente alguém vai estar passando pelo mesmo problema que o seu, no mesmo momento. Conecte-se com pessoas que estão passando por coisas parecidas com as suas. Crie grupos de apoio.

#23. Não tenha medo de cobrar seu chefe sobre qual é o plano dele pra você. Se os seus planos e os deles não baterem, vocês precisam conversar

#24. Empresas são, mais do que tudo, comunidades. Procure conhecer — e estar disponível para ajudar — as pessoas de outras áreas e disciplinas. Essas pessoas podem ser importantes para você no futuro.

#25. Não confie em pessoas do mercado que passam mais tempo nos palcos do que trabalhando.

#26. Não é feio ou desrespeitoso impor limites. Faça-o sempre que achar que deve.

*Nem todos tem o privilégio de olhar para carreira pois precisam, sim, primeiro de um emprego que lhes traga fonte de renda. Você precisa entender se você é uma destas pessoas que tem esse privilégio — se for, entenda que suas decisões podem te levar mais ou menos longe dependendo do jeito que você as toma.

**O trabalho remoto tem criado oportunidades para que brasileiros possam trabalhar em qualquer lugar do mundo, sem sair de casa. A demanda por profissionais brasileiros têm aumentado muito e a Revelo tem um programa que conecta esses profissionais com oportunidades de trabalho em empresas de tecnologia dos EUA, Europa e América Latina. Quer saber mais? Acesse: https://careers.revelo.io/desenvolvedor-senior-internacional

Texto originalmente publicado na página da Revelo no Medium